Criada nos finais do século XIX pelo Dr. Andrew Taylor Still, Médico Americano que se encontrava insatisfeito pelo rumo da Medicina, àquela época, a Osteopatia é uma Medicina Complementar e uma Terapia Manual com um sistema de diagnóstico e de tratamento para uma larga variedade de condições médicas.
Por assentar nas suas próprias leis, criadas por Dr. Still e num conhecimento profundo da anatomia humana, pode ter intervenção nas mais variadas enfermidades e ser aplicada em toda e qualquer pessoa.
Still considerava que “todos os remédios necessários para a saúde, existem no corpo humano”.
Pode intervir e atuar sobre os mais diversos sistemas:
– Músculo-esquelético;
– Respiratório;
– Cardiovascular;
– Digestivo;
– Reprodutivo;
– Nervoso.
Para um Osteopata, para que o corpo possa funcionar corretamente, a estrutura tem de funcionar corretamente.
Procura identificar e eliminar as restrições do corpo, para que possa funcionar novamente na sua plenitude.
Quando o corpo não tem restrições, ele tem a capacidade inerente de curar a si mesmo.
A função do Osteopata e da Osteopatia é proporcionar ao corpo os meios para que possa reequilibrar-se e auto-curar-se, sem recurso a medicação.
“Osteopatia é o conhecimento da estrutura, relação e função de cada parte do corpo humano aplicado à correção de tudo o que interfere com o seu funcionamento harmonioso.”
A Osteopatia reconhece que um paciente é um todo integrado. Quando todos os componentes do corpo estão em equilíbrio, uma pessoa é completa e na saúde total.
“O tratamento Osteopático é científico na medida em que reconhece a relação entre a causa e o efeito na doença e procura remover a causa, ao invés de tratar os sintomas, os efeitos da doença.” (Orren E. Smith, D.O.)
PRECISA DE MAIS INFORMAÇÕES?
Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo para ajudá-lo com as suas dúvidas.